BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

sábado, 25 de dezembro de 2010

CERU – CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL CEL. JOSÉ ABILIO

Em 1977 era prefeito de Bom Conselho o sr. Walmir Soares da Silva e tendo boas relações com o governo estadual, conseguiu para nossa cidade um colégio com boas instalações, equipamentos de primeira qualidade e uma filosofia de trabalho muito abrangente e profunda.
É inaugurado o CERU em 02 de agosto de 1977 e para o prédio foram removidos os alunos e professoras de três outras escolas: Dircéia Vilela, Zélia Dias, e cel. José Abilio.
Iniciou suas atividades com os alunos de 5ª série no ano seguinte e em 1980 era feita a primeira festa de conclusão do primeiro grau.
Foi designado para dirigir a escola a Professora Jaciara Pereira de Souza, que o fez com muito mérito, deixando o cargo em 1987, por questões políticas.

Passou a dirigir o CERU o prof. Joaldi Soares por quase quatro anos, aposentando – se por tempo de serviço. Para seu cargo foi designado o prof. Alberto Torquato Ramos, que responde atualmente.
A filosofia inicial da escola era servir de apoio ás escolas da zona rural, para isso contava com o efetivo e competente desempenho do grupo de Estudos.
Era formado por uma equipe de cinco ou seis professores que assistiam e repassavam as determinações da secretaria de educação; capacitava o professor – leigo; promovia o aluno da zona rural proporcionando um ensino votado para a agricultura e pecuária.
Os próprios alunos, com auxilio de um professor, desenvolvia os trabalhos de horta, granja e jardins, chegando a ser premiado em concurso realizado entre outros CERUs do estado de Pernambuco, como o de melhor desempenho.
A comercialização dos produtos era feita pelos próprios alunos na cadeira de técnicas comerciais, que funcionava em sala – ambiente muito bem equipada, integrada também ás aulas de educação para o lar, educação artística e escola de danças folclóricas.

O grupo de danças foi varias vezes convidadas a se apresentar no Recife, no centro de convenções e em outras localidades e eventos. Apesar de funcionar muito bem foi extinto após as mudança de governo e a transformação do CERU em escola de magistério.
Como toda escola de Bom Conselho, possui Banda Marcial de grande porte, não ficando a dever a nenhuma outra.
Dos grandes momentos nos resta lembrar: as formaturas, os encontros de professores e finalmente os seus quinze anos de existência.
Recebeu como patrono cel. José Abilio em homenagem ao grande chefe – político de nossa terra por 50 anos.
Após uma busca muito grande com seus cursos, firma – se o CERU como escola de magistério, sendo considerado o melhor curso de magistério da rede oficial do estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário