BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

sábado, 25 de dezembro de 2010

CONSTRUÇÃO DA ERMIDA DE SANTA TEREZINHA


Aproximando – se o centenário da paróquia de Jesus, Maria e Jose, padre Alfredo Pinto Damaso, então pároco local, adquiriu de Francisco de Ferreira Bento e sua mulher D. Maria Rosa dos Santos uma parte da terra localizada serra do Gico, conforme registro em cartório de imóveis, fls 58 do Iv. 37 nesta cidade, no ano de 1937, o terreno onde foi erguida a ermida de santa Terezinha do menino Jesus.
A pedra fundamental foi lançada no dia 28 de abril de 1935, após autorização de D. Manoel Antonio Gouveia, segundo bispo de Garanhuns. No entanto, as obras foram interrompidas devido ao falecimento deste bispo em 19 de maio de 1937. em 12 de junho de 1937, realizou-se uma santa missa e foi colocada a placa de mármore na pequena igreja, ainda em construção.
Sua inauguração realizou-se finalmente no dia 07 de janeiro de 1940, sendo bispo da diocese D. Mario Miranda Vilas – Boas, quando realizava visita a esta paróquia.
O habito da peregrinação foi adquirido com o passar dos anos, sendo que a primeira realizada pelos prisioneiros de Garanhuns.
Trabalharam na construção alguns pedreiros da cidade, sempre orientados pelos mestres Jose Barbosa e João Vieira Belo. Sua pintura foi executada por Joaquim Vieira Belo, o Joaquim correntao.
Foi construída com doações do povo de Bom Conselho, que levava tijolos, pedrês, areia, cimento, cal e até água na cabeça até o topo serra. Liberados por padre Alfredo todos os fieis participavam sendo os ricos com doações e esmolas e os pobres com trabalho e mão – de –obra. E a exemplo de frei Caetano foi construída a Ermida de Santa Terezinha e a casa do padre.
Em 22 de maio de 1941 alguns devotos de santa Terezinha do menino Jesus abriram um estrada até a ermida e fizeram a doação de quinze cruzeiros alusivos ás quinze estações da via – sacra, onde os fieis fazem suas penitencias até hoje.
Foram doadores dos cruzeiros em madeira os seguintes senhores e suas famílias: Francisco Vicente e Agustinho, Expedito Amaral, mestre Fausto, Abilio Alapenha, João Taveira, João Gomes, capitão Felix, Cassiano, capitão Pedro Zuza, João Reif, Antonio Penedo, Barretinho, Estevão Malafaia, capitão Antonio Meireles, coronel Alípio Luna.
Em 1987, por ocasião do jubileu de Ouro, exigência do próprio Pe. Alfredo, foi realizada uma grande festa e a partir daí, todos os anos se realiza a festa de santa Terezinha com uma procissão de fieis, trazendo a santa nos braços. Dias depois, a santa é levada ao seu santuário em uma carreta que percorre toda cidade. Esta festa mobiliza toda a paróquia, com uma grande demonstração de respeito.
É importante ressaltar que o Mons. Alfredo Pinto Damaso encontra – se sepultado dentro da igreja, atendendo um pedido do mesmo, no mês de junho dia 29, também dia de São Pedro, é realizada uma missa com a presença de muitos fieis que conviveram com o padre Alfredo e conversavam a sua fé no sacerdote.
Este ano foi feito o calçamento e as escadarias que dão acesso á serra possibilitando aos fieis, devotos de santa Terezinha e padre Alfredo melhores condições para chegar até o santuário.

Um comentário:

  1. Na Próxima postagem, coloca uma cor mas escura, fazendo com que leiamos melhor. Foi um sacrifício pra ler.

    ResponderExcluir