BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

sábado, 25 de dezembro de 2010

CRIAÇÃO DO GINÁSIO SÃO GERALDO


Na década de 30, chega a Bom Conselho, um jovem, chamado de Valdemar Gomes de Santana, formado em humanidades pelo colégio salesiano do Recife
E junto a outros jovens idealistas, Gervásio Vieira Pires, fundaram e construíram o centro Lítero cultural que tinha como objetivo ensinar as crianças abandonadas. Tamanho foi o entusiasmo, que tempos depois, Valdemar Santana, Gervásio Pires e Dr. Joaquim Cirilo, juiz de direito da comarca de Bom Conselho fundaram o instituto São Geraldo, que funcionou basicamente de 1944 a 1947. contaram com o apoio de muitas pessoas da cidade, que fizeram doações e cooperaram como puderam.
Com a colaboração de alguns bonconselhense e o idealismo de Valdemar, Gervásio e Dr. Cirilo surgiu o Ginásio são Geraldo em 1948, contra tudo e contra todos os poderosos.
Compreendia o poder o grupo político do PSD e os sócios do são Geraldo faziam parte da U.D.N., corrente política adversária.
Era pensamento dos “homens do poder” daquela época, que uma escola de porte, chefiada por pessoas de visão política iria mudar a mentalidade das pessoas; após estudar e receber esclarecimento e até hoje esta filosofia permanece.
Durante a construção muitas vezes as paredes que estavam sendo construídas eram derrubadas á noite; no outro dia, Prof. Valdemar responsabilizava o cel. Jose Abilio, representante da corrente política e chefe político da cidade. Era uma eterna briga entre eles, pois o Coronel negava qualquer participação nos atos.

Atribui – se que o são Geraldo só chegou a ser concluído, devido as influencias de Dr. Cirilo em Bom Conselho, pois sendo juiz, havia muito respeito a sua pessoa.
Superado os problemas com a fundação e construção o ginásio passa a funcionar legalmente em 1948. em 1954, cria o 2º ciclo, o curso pedagógico ( equivalente ao segundo grau de magistério) e em 1956 realiza as solenidades de formatura de seus primeiros alunos- mestres.
Continuava prof. Valdemar no são Geraldo, Dr. Joaquim Cirilo e Gervásio Vieira Pires unidos na educação de jovens de Bom Conselho.
Entretanto, os caminhos desses homens foram tomando rumos diferentes.
Gervásio já se tornara político e os compromissos na capital o prendiam cada vez mais.
Permanece em Bom Conselho prof. Valdemar e Dr. Cirilo lutando pelo crescimento de ensino, o que lhe valeu o titulo de Baluarte da Educação em Papacaça; o ginásio são Geraldo, formara algumas dezenas de professores, já somara outro curso de 2º grau, desta vez, o curso Técnico de Contabilidade, quando as dificuldades chegaram a escola.
Os primeiros problemas se agravaram com os atrasos nos pagamentos das bolsas escolares, que os governos municipais, estaduais e federais favoreciam aos estudantes carentes e muitas vezes só eram pagas no final do ano letivo.
Com o surgimento dos colégios Souto filho e estadual frei Caetano de Messina oferecendo inicialmente o primeiro grau, em seguida com a criação do segundo grau de boa qualidade, cientifico e contabilidade, provocou o agravamento da crise ao ponto da escola não mais sobreviver.
Como recurso, prof. Valdemar utilizou um artifício muito comum em algumas faculdades, nos dias de hoje, matricula alunas portadoras de diplomas de segundo grau, no curso pedagógico sem exigir freqüência. “As fantasma” como eram chamadas, foram aumentando de tal modo que chamou a atenção da secretaria de educação e após uma denúncia, a inspeção chegou ao são Geraldo e constata as irregularidades tornando –se impossível prosseguir o trabalho educacional, chegando a encerrar suas atividades em 1978.
Em 1979 faleceu o prof. Valdemar, o último baluarte do Ginásio são Geraldo, segundo José Duarte, “decepcionado, sentido – se abandonado por todos os jovens que ele educou e que agora esses ex – alunos procuravam outras escolas para educar seus filhos.”
Atualmente o prédio do ginásio sapo Geraldo abriga uma pré-escola do estado. Paralelamente o prefeito, Gervásio Matos, está construindo a escola técnica profissionalizante são Geraldo, no terreno anexo ao antigo prédio, onde futuramente deseja criar a fundação de ensino Valdemar Gomes de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário