BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

domingo, 31 de março de 2013

Papa Francisco pede paz nas Coreias e na Síria em mensagem de Páscoa


Pontífice argentino também condenou tráfico de drogas e de pessoas.
Missa foi acompanhada por 250 mil fiéis, segundo o Vaticano.


O Papa Francisco dá neste domingo (31) a bênção Urbi et Orbi aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP)
O Papa Francisco pediu neste domingo (31), em sua mensagem de Páscoa, queas divergências entre as duas Coreiassejam superadas e que uma "solução política" seja encontrada para o conflito interno na Síria.
Na maior festa do cristianismo, Francisco pediu aos fiéis católicos que transformem "a morte em vida, o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz".
O pontífice, que respeitou o texto preparado e falou apenas em italiano, condenou os "que buscam lucros fáceis" e o "egoísmo que ameaça a vida humana e a família".
Ele pediu uma solução política para a crise síria, onde "muitos refugiados estão esperando ajuda e consolo".
Quanto sangue derramado! E quanta dor há de ser causada ainda (na Síria), antes que se consiga encontrar uma solução política para a crise?", perguntou, em referência à guerra civil síria, que já deixou mais de 70 mil mortos, segundo a ONU, e gerou uma crise humanitária com mais de um milhão de refugiados fugindo para os países vizinhos.
Ao falar da Ásia, pediu para que sejam superadas as divergências na península coreana e que "amadureça um renovado espírito de reconciliação".
"Paz a esta Terra nossa. Que Jesus ressuscitado traga consolo aos que são vítimas de calamidades naturais e nos torne custódios responsáveis pela criação."
Nas últimas semanas, a retórica de guerra entre a Coreia do Norte e seus rivais Coreia do Sul e Estados Unidos aumentou, gerando temor de um confronto militar na região.
Tráfico de drogas e de pessoas

O pontífice argentino também condenou o tráfico de drogas e o de pessoas.

"Paz a todo o mundo, ainda tão dividido pela cobiça", disse o Papa no balcão da Basílica de São Pedro, após denunciar "a violência ligada ao tráfico da droga e a exploração iníqua dos recursos naturais", além do "tráfico de pessoas, a maior escrevidão do século 21".
Francisco também pediu que israelenses e palestinos retomem as negociações de paz no Oriente Médio, "com determinação e disponibilidade, a fim de pôr fim a um conflito que já dura tempo demais".
O pontífice lembrou ainda da África, especialmente da República do Mali, "para que volte a encontrar unidade e estabilidade", e da Nigéria, "onde infelizmente não cessam os atentados, que ameaçam gravemente a vida de tantos inocentes".
250 mil fiéis

Cerca de 250 mil fiéis assistiram à Missa do Domingo da Ressureição, na Praça de São Pedro, segundo o Vaticano.

Antes de pronunciar a mensagem, o Papa cumprimentou um por um os cardeais presentes e percorreu no papamóvel descoberto o recinto vaticano, adornado com 40 mil flores provenientes da Holanda, que transformaram a praça em um jardim.


Francisco cumprimentou os presentes e de novo beijou várias crianças. Uma delas, afetada por uma doença incurável, foi beijada e abraçada com mais intensidade.

O Papa Francisco saúda os fiéis neste domingo (31) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)O Papa Francisco saúda os fiéis neste domingo (31) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP) O Papa foi recebido com "vivas" e bandeiras pelos milhares de presentes, muitos deles argentinos, que agitavam a bandeira de seu país natal.
O Papa, de 76 anos, rezou a missa sozinho, embora tenha sido ajudado pelos cardeais Angelo Comastri e Raffaele Farina.
Na missa não houve homilia, já que o Papa a pronunciou durante a Vigília Pascal realizada na noite da véspera na Basílica de São Pedro.
Como ocorre desde o ano 2000, quando se recuperou uma tradição perdida há 800 anos, no altar foi colocado o ícone do Santíssimo Salvador conhecido como "Acheropita" (que significa não pintado por mãos humanas).
Trata-se de uma das imagens mais veneradas da cristandade e que se conserva na capela Sancta Santorum, localizada no prédio anexo à Basílica de São João de Latrão, onde se guarda a Escada Santa pela qual segundo a tradição Jesus subiu durante sua paixão.
Antes de começar a missa, Francisco orou alguns minutos perante o ícone do Santíssimo Salvador.
A Mensagem Pascal dá fim aos ritos da Semana Santa, a primeira do Papa argentino, que nesta segunda voltará à Praça de São Pedro para rezar ao meio-dia o Regina Coeli, que substitui o Angelus no tempo da Páscoa.


O Papa deve permanecer no Vaticano  após os ritos da Semana Santa.

Milhares de fieis acompanham missa no Vaticano. (Foto: Alberto Pizzoli / AFP Photo)Milhares de fieis acompanham missa no Vaticano. (Foto: Alberto Pizzoli / AFP Photo)

Presos em greve de fome 'sentem a morte se aproximar


Os presos de Guantánamo em greve de fome "sentem a morte se aproximar", disse Abdalmalik Wahab, que passou 11 de seus 33 anos na prisão americana, e que está há 50 dias em greve de fome, assim como seu compatriota iemenita Uthman Uthman, que perdeu 20 quilos para protestar contra a profanação de seu Alcorão.

Os dois prisioneiros, enfraquecidos pelo jejum e alimentados à força pelos militares da base naval americana em Cuba, conversaram na tarde de sexta-feira por telefone com seu advogado David Remes. Este narrou à AFP o teor de sua conversa de uma hora e meia com cada um, e algumas de suas declarações.

No dia 6 de fevereiro, durante uma inspeção de rotina, segundo as autoridades da prisão, os detidos tiveram alguns objetos pessoais confiscados e exemplares do Alcorão foram examinados de um modo que os presos consideraram "uma profanação religiosa".

A partir de então, Abdalmalik e Uthman mantêm uma greve de fome, à qual se somaram, segundo vários advogados, a grande maioria dos prisioneiros do campo 6, que abriga cerca de 130 detidos, conhecidos por serem os mais conciliadores. Entre eles estão 86 homens considerados "liberáveis" pela administração de Barack Obama por falta de provas, entre eles trinta iemenitas.

Para David Remes, que defende 15 detidos, 13 deles grevistas, o movimento "não tem precedentes por sua amplitude, duração e determinação".

As autoridades militares informaram na sexta-feira que há 37 presos em greve de fome dos 166 detidos na prisão, um número que se multiplicou por quatro desde 11 de março.

Segundo o porta-voz da prisão, o capitão Robert Durand, onze deles são alimentados à força, dois dos quais foram hospitalizados para serem reidratados e mantidos em observação.

Uthman, de 45 anos, contou ao seu advogado como foi alimentado à força, sujeitado a uma cadeira de rodas e como vomitou sangue e perdeu a consciência.

Transferido há quatro semanas para o campo 5, onde estão detidos os prisioneiros punidos por indisciplina, Uthman recebe garrafas de água. Mas os advogados denunciaram a falta de água potável e as temperaturas extremamente frias impostas no campo 6 para quebrar a greve de fome. As autoridades desmentiram categoricamente essas denúncias em um processo em andamento em um tribunal de Washington.

Uthman afirma que os detidos não confiam no novo comandante da prisão nem no Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que chegou antes do previsto a Guantánamo devido à greve de fome. É a única organização autorizada a se reunir com os detentos desta prisão americana.

"Ninguém fala com eles", revelou Uthman a Remes.

Os prisioneiros "sentem a morte neles, sentem a morte se aproximar", advertiu Abdalmalik ao seu advogado durante outra conversa.

Segundo ele, apenas um acordo sobre a manipulação do livro sagrado os convenceria a voltar a se alimentar normalmente. "Queremos regras claras", disse, "ninguém esconderia nada em seu Alcorão, mesmo que quiséssemos, porque a religião proíbe isso".

"Não quero que insultem (o Alcorão), preciso dele para viver", acrescentou. Segundo ele, os policiais que o examinam durante as inspeções fingem que são muçulmanos.

O advogado não descarta que um acordo semelhante seja insuficiente para outros prisioneiros, detidos em sua maioria há onze anos sem acusações nem processo, enquanto Barack Obama não cumpriu sua promessa de fechar a controversa prisão.

"É a expressão máxima de seu desespero" quando, para eles, se afasta qualquer perspectiva de sair em liberdade, declarou David Remes. Para ele, o Pentágono deve respeitar sua vontade e não alimentá-los à força.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Com elenco cada vez mais pernambucano, Paixão de Cristo de Nova Jerusalém chega à sua 46ª edição Primeira sessão para convidados emociona o público na cidade-teatro
Temporada da Paixão de Cristo segue até 30 de março. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
Temporada da Paixão de Cristo segue até 30 de março. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
Muitos saíram emocionados da primeira sessão da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, na noite da quinta-feira, no Brejo da Madre de Deus. Na estreia para convidados, a produção mostrou preparo cênico e técnico, sem atropelos significativos. As três horas de encenação da história mais conhecida do mundo não passam rápido e exigem disposição física dos espectadores. Os mais cansados aproveitaram a cena da crucificação, próxima às escadas, para descansar e se preparar para os 30 minutos finais da peça.

Mas a jornada é compensada por um cenário que envolvente e uma encenação emocionante. Entre os que prestigiaram o espetáculo, dirigido por Lúcio Lombardi e Carlos Reis, estavam o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o governador Eduardo Campos, a primeira-dama, Renata Campos, e o filho mais novo do casal, José.

O ator pernambucano José Barbosa encarna pelo segundo ano consecutivo o personagem principal, um Cristo firme, com nuances mais incisivas e reais. "Eu quero lembrar que é um espetáculo pernambucano, feito basicamente por pessoas daqui", ressalta Barbosa. Moradores da cidade e lugares vizinhos compõem a maioria dos aproximadamente 500 figurantes.

A atriz Luciana Lyra, a primeira Maria pernambucana em cinco anos, prestou homenagem à conterrânea Diva Pacheco, idealizadora do espetáculo e da cidade cenográfica de 100 mil metros quadrados, ao lado do marido, Plínio Pacheco. "É uma verdadeira coroação terminar um ciclo de pesquisa minha com esse papel, neste ano que vem depois da morte de Diva, que fez uma Maria pioneira", comentou a atriz, que migrou para São Paulo para desenvolver mestrado e doutorado focados no universo feminino.

A temporada 2013 é a 46ª da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e segue até o dia 30 de março. Os ingressos custam de R$ 60 a R$ 90, de acordo com o dia. À venda  no site oficial (www.novajerusalem.com.br) e na bilheteria do local. Informações: (81) 3732-1129.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Mata Norte dá início ao circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural 2013

De 2 a 7 de abril, a região receberá diversas manifestações populares do Estado

Clara Gouvêa
Descrição da imagem
O circuito de festivais Pernambuco Nação Cultural dá sua largada em 2013 pela Mata Norte de Pernambuco. Celeiro das principais manifestações da cultura popular, a região sediará, de 2 a 7 de abril, encontros de diversos mestres de maracatu, ciranda, mamulengo, cavalo-marinho, entre outros brinquedos populares. Baseado no conceito da regionalização e da descentralização, o festival ocupa a Mata Norte, com ações em todos os seus municípios. Além de Goiana (66,8 km do Recife), onde haverá palco de shows regionais, o FPNC se estenderá também por Tracunhaém (onde acontece um encontro de bandas de garagem), Paudalho (com um palco de música popular), e com mais dezenas de ações culturais e de formação nas cidades de Camutanga, Ferreiros, Itambé, Timbaúba, Macaparana, Condado, Aliança, Vicência, Buenos Aires, Itaquitinga, Nazaré da Mata, Lagoa do Carro, Carpina, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria e Glória do Goitá. Em Aliança e Buenos Aires acontece encontro de bandas Filarmônicas.

Música - Todos os segmentos artísticos culturais estarão representados no festival. Na área da música, os shows de palco acontecem em Goiana, Nova Goiana (distrito) e Tracunhaém. Na sexta (5) tocam em Goiana as bandas Italo Pay e Zabumba Mundi, Baile da Rabeca (Maciel Salu e convidados), Nando Cordel e Reginaldo Rossi. No sábado (6), tocam Lucas Torres, Zé Manoel, Silvério Pessoa e Mundo Livre S/A. No polo de Nova Goiana, bairro próximo ao centro da cidade, as batidas do coco, do forró e da ciranda dão o clima da noite, com apresentação de grupos como Selma do Coco, João Limoeiro, Coco Popular de Aliança e Coco de Pareia.

Literatura - Na literatura, as cidades de Nazaré da Mata e Chã de Alegria, distantes 44km e 58km respectivamente de Goiana, são o endereço principal. No dia 5 de abril, Nazaré da Mata sedia o Encontro de Escritores e Leitores, o projeto Escambo de Livros e um curso de literatura brasileira. Em Chã de Alegria, a população conhecerá os já consagrados projetos da coordenadoria de Literatura da Secult-PE, intitulados A gente da Palavra e Livros Livres.

Audiovisual – O projeto Cinema na Estrada, presente em todas as edições do FPNC, consiste em exibições de filmes nacionais que comumente não estão nas telas dos cinemas comerciais, em cidades que também não possuem salas de exibição. Realizados através de grandes telões em praça pública, são sempre um sucesso de público. Nesta edição da Mata Norte, o projeto passará pelas cidades de Goiana, Lagoa do Carro, Condado, Itaquitinga, Ferreiros, Aliança e Timbaúba. Serão exibidos os filmes Maracatu Atômico Kaosnavial, de Marcelo Pedroso e Afonso Oliveira, Até o Sol Raiá, de Leanndro Amorim e Fernando Jorge, Curica, de Hanna Godoy, Dia Estrelado, de Nara Normande, Poeta Urbano, de Antônio Carrilho e Garotas da Moda, de Tuca Siqueira.

Cênicas – Espetáculos de dança, teatro adulto, infantil e circo acontecem de terça (2) a sábado(6) no Cine Teatro Polytheama. Em Lagoa do Carro, uma apresentação de circo de rua acontece durante a Feira Livre da cidade. E em Nazaré da Mata, a apresentação de dança será no Engenho Santa Fé.

Preservação de Patrimônio – De terça (2) a quinta (4) a Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe empreende série de projetos, entre eles, os Postais da Memória, a Caminhada do Patrimônio e os Jogos do Patrimônio.

Cultura popular – A maior riqueza da Mata Norte está na expressão dos seus maracatus, cirandeiros, cavalos-marinhos e cocos. Não é à toa que a maior parte da programação deste festival acontece no terreiro dos seus principais mestres.  É preciso fazer o roteiro e seguir a trilha das matas para encontrar a verdadeira diversão. Em Itaquitinga (Terreiro do Cambinda Estrela), Condado (Terreiro do Cavalo Marinho estrela Brilhante) e Glória do Goita (terreiro do Mestre Bibi) diversos grupos de cavalo-marinho se encontram, na sexta, sábado e domingo, entre 16h e 20hs.

As sambadas de maracatu de baque solto acontecem todas no sábado (6). É preciso escolher o itinerário. Tem sambada em  Nazaré (Parque dos Lanceiros), em Aliança (Terreiro do Maracatu Leãozinho de Aliança), Itaquitinga (Cambinda Estrela), Glória do Goitá (No Engenho São Thomé e no Maracatu Camelo da Vila), Tracunhaém (sede do maracatu Leão Misterioso), Buenos Aires (no maracatu Estrela Dourada), Lagoa do Carro (no quilombo Barro Preto e no maracatu Leão Dourado), e Lagoa de Itaenga (no terreiro do maracatu Cambinda Nova).

Em Ferreiros, no terreiro do maracatu Beija Flor, acontece, na sexta (5), encontro de vários grupos de ciranda. Haverá participação do Maracatu de Baque Solto Águia de Fogo,  da Ciranda do Mestre Anderson, ambos de Ferreiros, da Ciranda do Mestre Edmilson, de Tracunhaém, da Ciranda do Mestre Carlos Antônio, de Itaquitinga, e da Ciranda do Mestre Zé Galdino.

Em Glória do Goitá, na quinta e sexta-feira, o Museu do Mamulengo sedia encontro dos títeres, com os grupos de Mestre Tonho, Mestre Zé de Vina e Mestre Zé Lopes. Duplas de cantadores, de emboladores e coquistas também estão na extensa programação de cultura popular presente na Mata Norte, durante o FPNC.

Quilombolas - Como já é tradicional em todas as edições do festival, a coordenadoria de Povos Tradicionais busca a valorização cultural de comunidades remanescentes de terreiros quilombolas, através de sua arte, e dá espaço para suas exibições. Desta forma, na comunidade quilombola Trigueiros, em Vicência, acontece mais uma atividade cultural.

Exposições de artesanato, fotografia, design e artes visuais também compõe a grade do Pernambuco Nação Cultural, que tem como um dos seus objetivos centrais promover a difusão da produção artística pernambucana, facilitando o acesso de populações distantes a processos artísticos que, por outros caminhos, talvez não chegassem a determinadas comunidades. “Entendemos como dever do estado promover essa cultura, jogar luzes sobre quem não tem o poder da grande mídia, quem não está na televisão e não toca nas rádios. Estamos nessa batalha pela cultura”, destaca o secretário de Cultura de Pernambuco Fernando Duarte.
Baixe aqui a programação completa.

Mais informações no blog do festival - http://fpnc.org.

Chapéu de Palha da Zona Canavieira inicia cadastramento nesta sexta-feira (22)


foto-noticia

O Governo de Pernambuco inicia nesta sexta-feira (22) o cadastramento do Programa Chapéu de Palha da Zona Canavieira. O primeiro período de cadastramento atenderá os trabalhadores da zona canavieira norte (22 a 26 de março). O programa entra na sua sétima edição e a expectativa da coordenação geral é de cadastrar este ano cerca de 11 mil trabalhadores da palha da cana. O cadastro será na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais em atuação em cada um dos 26 municípios inclusos na área de atuação do programa, no horário das 9 às 17h.

Resgatado em 2007 pela atual gestão, o Chapéu de Palha foi reformulado ainda naquele ano. Além de uma auxílio financeiro, que pode chegar até R$ 232,50 sendo complementar ao valor já recebido pelo Bolsa Família, os beneficiários tem a oportunidade de participar de atividades e ações de valorização à cidadania e de geração de renda. O objetivo desta iniciativa é atenuar os efeitos causados pelo desemprego em massa da categoria no período da entressafra da cana. O pagamento do benefício será efetuado em quatro parcelas (referente à entressafra).

Para se cadastrar o trabalhador deve ser maior de 18 anos, ter trabalhado na última safra da cana (2012) com carteira assinada por no mínimo 30 dias corridos. Serão considerados, também, os safristas que trabalharam formalmente nas safras de 2010, 2011 e 2012, desde que o registro em carteira tenha sido apenas de trabalhador rural. Para esses casos, o trabalhador deverá ter exercido tão somente a função de trabalhador rural, não sendo considerados os registros referentes a outras funções profissionais durante esses anos.

No ato do cadastramento é preciso ter em mãos originais e cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF, número do PIS ou do NIS (cartão do Bolsa Família ou cartão do Cidadão), Carteira de Trabalho (folha de rosto, qualificação civil e última folha preenchida do Contrato de Trabalho), Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho e comprovante de residência ou declaração do sindicato de comprovação de residência.  Caso o cadastrado prefira indicar uma pessoa do seu núcleo familiar para fazer uma das atividades oferecidas, deve levar consigo, também, CPF e comprovante de residência (original e cópia). A pessoa indicada não receberá benefício, mas participará de alguma das atividades oferecidas pelas seguintes secretarias do estado: Educação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e Mulher, sendo a coordenação geral feita pela Secretaria de Planejamento e Gestão.

O benefício do Programa Chapéu de Palha será pago aquele trabalhador rural que efetuou o cadastro. Para mais informações: 0800 282 5158.

Líder supremo do Irã se diz disposto a dialogar com EUA


O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, afirmou que não se sente otimista, mas, pela primeira vez, declarou que não se opõe a dialogar com os Estados Unidos sobre a polêmica questão nuclear de seu país. Foto: AFP Photo
O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, afirmou que não se sente otimista, mas, pela primeira vez, declarou que não se opõe a dialogar com os Estados Unidos sobre a polêmica questão nuclear de seu país. Foto: AFP Photo
O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, afirmou que não se sente otimista, mas, pela primeira vez, declarou que não se opõe a dialogar com os Estados Unidos sobre a polêmica questão nuclear de seu país.

"Os americanos enviaram mensagens para que mantenhamos um diálogo sobre o programa nuclear (...) à margem das negociações com o grupo 5+1. Eu não sou otimista sobre este diálogo (...), mas não me oponho", afirmou, durante um discurso televisado por ocasião do Ano Novo iraniano.

As declarações coincidem com a visita de Obama a Israel e aos territórios palestinos.

"A lógica dos americanos é que debatamos para aceitar o ponto de vista deles e não chegar a um resultado racional", ressaltou, no entanto.

"Nós queremos simplesmente que se reconheça nosso direito ao enriquecimento de urânio para fins pacíficos, mas eles não querem reconhecer esse direito", acrescentou.

Khamenei, que se mostra assim disposto a dialogar com seu inimigo, também classificou Israel de "centro do complô contra o Irã islâmico" e ameaçou responder a um futuro ataque israelense arrasando Tel Aviv e Haifa.

"Os dirigentes do regime sionista ameaçam em várias ocasiões atacar o Irã (...) Se eles cometerem este erro, o Irã aniquilará Tel Aviv e Haifa", enfatizou.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Brasileiros ficaram mais de 18 horas sem energia em 2012

Os brasileiros ficaram, em média, mais de 18 horas sem energia elétrica em 2012, ou seja, quase três horas a mais do que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece como limite por ano. Além de ter ficado mais tempo no escuro, o consumidor ficou, também, mais vezes sem luz: 13,18 vezes, em média, quando o permitido seria 11,10 vezes.

Os dados são usados pela agência para programar as suas fiscalizações e não geram multas, mas existem indicadores criados pela Aneel, que fazem com que a má prestação do serviço resulte em descontos na conta de luz do consumidor. A compensação é calculada a partir de três índices: Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC) e Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (Dmic), definidos para períodos mensais, trimestrais e anuais.

No ano passado, os descontos totalizaram R$ 437,8 milhões. De acordo com a assessoria da Aneel, foram pagas 98,7 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais. Em 2011, os consumidores brasileiros receberam R$ 397,2 milhões em compensações.

Um outro indicador, este apurado por interrupção, chamado  Dicri  (Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por Unidade Consumidora ou Ponto de Conexão), mede a duração das interrupções em dias críticos, quando a quantidade de ocorrências emergenciais é maior, geralmente, em função de chuvas e fenômenos meteorológicos. “A Aneel criou para as concessionárias se anteciparem e se prepararem para dias críticos”, informou a Aneel, em nota enviada à Agência Brasil.

A compensação é automática e deve ser paga em até dois meses após o mês de apuração do indicador, quando ocorreu a interrupção, e as informações têm que estar na conta de energia.As concessionárias que arcaram com as maiores compensações foram a Centrais Elétricas do Pará S.A. – Celpa , que pagou R$ 67,07 milhões; a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), com R$ 52,7 milhões, e a Light, no Rio de Janeiro, que devolveu R$ 46,5 milhões aos consumidores.

“Se a falta de energia perdurar por mais de 12 horas no dia, o consumidor de baixa tensão [residências e pequenos comércios], por exemplo, deverá receber uma compensação referente à ocorrência, independente da compensação mensal pelos outros indicadores. Para consumidores industriais, a interrupção não pode ultrapassar 16 horas”, acrescentou a assessoria do órgão regulador.

Além de ser compensado, o consumidor pode tentar o ressarcimento de perdas e prejuízos provocados pela falta de luz. A orientação da Aneel é que o consumidor registre a reclamação na concessionária em até 90 dias. “Caso não tenha resposta favorável, o consumidor deve reclamar nas agências conveniadas ou na Ouvidoria da Aneel por meio do telefone: 167. Em casos de perda de alimentos, a Aneel não tem competência para regulamentar a matéria. Nesse caso, o consumidor deve reclamar no Procon”, informou em nota.

A agência ainda garantiu que fiscaliza periodicamente as distribuidoras e transmissoras em todo o país. “Essa atividade segue um cronograma anual e na modalidade técnica-comercial avalia a manutenção dos equipamentos, a operação e o atendimento aos clientes. Em caso de ocorrências recorrentes em uma determinada área de concessão é aberta fiscalização pontual para apurar os incidentes. Durante a apuração, a empresa é notificada para fazer os esclarecimentos necessários, respeitando-se o princípio da ampla defesa”.

Quando os técnicos confirmam que os problemas são resultados de falha de planejamento, operação ou manutenção, as penalidades aplicadas pela Aneel vão de advertência à multa de até 1% do faturamento anual da empresa.

Tribunal de Justiça inicia mutirão de conciliação referente ao DPVAT

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) começou, nesta segunda-feira (18), o primeiro mutirão de conciliação referente ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) deste ano. As audiências ocorrem no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, das 8h às 18h, com a coordenação da juíza Luzicleide Vasconcelos, até o próximo dia 27 de março. Devem ser solucionados 4 mil processos judiciais.

O próximo mutirão é o das instituições bancárias, entre os dias 1 e 5 de abril, em seguida, entre os dias 8 e 12 de abril, acontece o mutirão das dividas fiscais. Ambos possuem 2 mil processos pautados.

Seguro
O seguro DPVAT serve para cobrir acidentes de trânsito, desde que alguém tenha se machucado. É um dinheiro para pagar despesas médicas e hospitalares, que indeniza quem estava dentro e fora do veículo. Vítimas de atropelamento também podem usar o DPVAT mesmo que não tenham carro.

sábado, 16 de março de 2013

Gostaria de ter uma Igreja pobre e para os pobres, diz papa Francisco

Na sua primeira audiência com a imprensa, o papa Francisco disse hoje (16) que gostaria de ter uma Igreja pobre e destinada aos pobres. “Como eu gostaria de ter uma Igreja pobre para os pobres”, disse ele, explicando em seguida que esse era o sentido da sua escolha pelo nome Francisco.

O papa contou que se inspirou nas palavras do cardeal brasileiro dom Cláudio Hummes, que é arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação de Bispos, para escolher seu nome. Francisco disse ter ouvido de dom Hummes, durante a eleição, a seguinte recomendação:  “Não se esqueça dos pobres”. Em seguida, dom Hummes o abraçou e beijou.

O papa disse que, ao ouvir as palavras do cardeal brasileiro, pensou em São Francisco de Assis, aquele que não só defendia os pobres como a paz. “Imediatamente me veio à mente São Francisco, o defensor dos pobres, que combatia as guerras e o homem da paz”, disse o papa, em italiano.

O pontífice disse que também recebeu sugestões para escolher o nome de Adriano em alusão ao papa Adriano VI, reformador e considerado moderno. O papa disse também ter recebido sugestão para escolher o nome Clemente. “Mas aí eu disse: 'Não, Clemente foi o papa que pensou em extinguir a ordem dos jesuítas, a minha. Isso não posso fazer”, contou.

vamos brica de forca




Vamos Brincar de forca - Jequiti | Não perce no próximo domingo dia 17/03 às 19h00 no SBT o Programa Vamos brincar de Forca
Assista domingo o programa VAMOS BRINCAR DE FORCA com o apresentador SILVIO SANTOS.Envie muitos cupons para participar do sorteio e aproveite esta chance que só a Jequiti e o SBT proporcionam para você e seu Cliente.E lembre-se que a cada R$ 10,00 em perfumaria você e seu cliente ganham juntos 1 cupom para participarem do sorteio da Palavra Misteriosa.Conheça o nome dos ganhadores do sorteio do próximo Domingo acessando o site WWW.JEQUITI.COM.BR, NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA0800 775 7676 - www.jequiti.com.br

conferência nacional dos bispos do brasil

 

sexta-feira, 15 de março de 2013

HISTÓRICO FAMU



Das conquista mais importante podemos citar:
• Campeão no Concurso Intermunicipal Realizado em Dom Eliseu-PA.
• Campeão no Concurso Intermunicipal Fest Band Anani realizado em Ananindeua-PA.
• Campeão no Concurso da Federação Maranhense de Bandas e Fanfarras Estudantis Meio Norte em São Luis-MA.
• Campeão no II Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarra Realizado em Santa Isabel do Pará.

A Fanfarra Municipal de Ulianópolis Criada no dia 03 de Fevereiro de 2008, na então Secretaria Municipal Educação, Cultura, Desporto e Turismo é hoje um Projeto de Musicalidade da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo atende uma média de 60 Pessoas, incluindo Crianças, Jovens e Adolescente, educando através da musica e tirando da situação de risco social a juventude de nossa cidade.
E este Projeto da SECULT reflete seus resultados nos inúmeros títulos Conquistados dentro e fora do Estado.

• Campeão no CAMPEONATO PARAENSE DE BANDAS E FANFARRAS realizado pela ASSOCIAÇÃO MUSICAL DA AMAZÕNIA em Belém do Pará.
• Campeão no II Concurso Aberto NORTE /NORDESTE Realizado em São Luis – Ma.
• Atual Bi Campeão no Concurso Intermunicipal de Marituba – Pará
• Campeão no Sal Fest Band em Salinópolis – PA.
• Campeão na Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarra em Eusébio – Ceará.
• Campeão no Concurso de Bandas e Fanfarra Escolares de IGARAPE – AÇU PARÁ.

• Campeão em Linha de Frente VIII Sal Fest Band Salinópolis - Pará
• Campeão em Linha de Frente na Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras em Maruim – Sergipe
• Tri Campeão em Linha de Frente no Concurso Intermunicipal Fest Band Anani realizado em Ananindeua-PA.
• Campeão em Linha de Frente no II Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras Realizado em Santa Isabel do Pará .
• Campeão

quinta-feira, 14 de março de 2013

Igreja corre risco de se tornar uma 'ONG piedosa', diz Papa Francisco

Igreja corre risco de se tornar 'ONG piedosa', diz Papa Francisco (AP/CTV) 
 Novo Papa rezou, na Capela Sistina, a primeira missa de seu pontificado.

Conclave tornou o argentino Jorge Bergoglio o 1º Papa latino-americano.

 O Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (14), na Capela Sistina, diante dos 114 cardeais que o elegeram na véspera, a primeira missa do seu pontificado.

Ele disse que a Igreja Católica deve se concentrar no Evangelho de Jesus Cristo, caso contrário, corre o risco de se transformar em uma "ONG piedosa".
"Se não professamos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa do Senhor", disse, durante a homilia, que durou sete minutos.
Francisco assumiu o comando da Igreja de 1,2 bilhão de fiéis em um momento de disputas e intrigas, com o Vaticano abalado por uma série de escândalos de abuso sexual, acusações de disputas internas de poder e por alegações de má conduta financeira.
"Temos de andar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor, sempre tentando viver de forma irrepreensível", disse, em uma fala simples e carregada de referências bíblicas.
O sucessor de Bento XVI também disse que, quando os fiéis "caminham sem a Cruz, edificam sem a Cruz e professam sem a Cruz", "não somos discípulos do Senhor".
"Podemos ser leigos, podemos ser bispos, sacerdotes, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor", disse, sem recorrer a anotações.
O novo Papa afirmou que "quem não reza ao Senhor, reza ao diabo, já que quando não se proclama Cristo, se proclama a mundanidade do diabo, do demônio".
A missa foi celebrada em latim, com algumas leituras em italiano.
Ela ocorreu um dia após a inédita eleição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como 266º pontífice da Igreja Católica, e na capela, no Vaticano, onde aconteceu a reunião de cardeais que o elegeu.
Na terça-feira (29), Dia de São José, ocorre a grande cerimônia de entronização do novo pontífice.
Papa Francisco celebra sua primeira missa no cargo, na Capela Sistina (Foto: AP/CTV) 
Papa Francisco celebra sua primeira missa no cargo, na Capela Sistina, nesta quinta-feira (14) (Foto: AP/CTV)

Dilma se apropria na tevê de proposta do PSDB

Dilma Rousseff voltou a entrar na casa dos brasileiros em rede nacional de rádio e tevê veiculada na noite desta sexta (8). A pretexto de homenagear as brasileiras no Dia Internacional da Mulher, a presidente anunciou como bondade pessoal uma proposta do PSDB que ela própria vetara há menos de seis meses. Zerou os tributos federais que incidem sobre os produtos da cesta básica.

“Isso mostra como o instituto do veto presidencial, republicano e necessário, pode ser desvirtuado quando está a serviço dos interesses político-partidários e eleitorais”, disse o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), autor do artigo que Dilma passara na caneta. “Não há nada que justifique a presidente ter vetado um dispositivo legal há poucos meses e agora anunciar a mesma coisa como iniciativa sua.”
Deu-se numa sessão noturna de 16 de julho do ano passado a aprovação da desoneração da cesta básica na Câmara. Bruno Araújo, à época líder do PSDB, enfiou a novidade dentro de uma medida provisória baixada por Dilma para instituir o programa Brasil Maior, de estímulo à indústria. No mês seguinte, em 7 de agosto, a medida provisória foi aprovada também no Senado.

Em 18 de setembro, Dilma mandou ao Diário a medida provisória do programa Brasil Maior. Vetou tudo o que deputados e senadores haviam pendurado no texto original enviado ao Congresso pelo Planalto –inclusive o artigo que zerava os tributos da cesta básica. Agora, apropria-se da iniciativa e faz média com as mulheres –ou com as eleitoras.

Dilma modificou a composição da cesta básica. Incluiu, por exemplo, produtos de higiene e limpeza. Nem isso justificaria o veto. Ouça-se novamente Bruno Araújo: “O texto que o Congresso tinha aprovado tirava os impostos federais e dava poderes à presidente para definir, por decreto, qual seria a composição da cesta básica. Não queríamos criar problemas para o governo, mas oferecer soluções ao consumidor.”
Um detalhe injeta ironia no episódio: Bruno Araújo inspirou-se num projeto de lei de um grupo de deputados petistas, liderados por Paulo Teixeira (PT-SP). A proposta previa o alívio tributário da cesta básica. Para não constranger o governo, descera às gavetas da Câmara. Ressuscitada pelo tucano e injetada na MP de Dilma, a coisa terminou virando verniz para a imagem da presidente.

O veto visava, percebe-se agora, apenas eliminar as digitais tucanas impressas na iniciativa. Na semana passada, a presidente dissera que, em época de eleição, “a gente faz o diabo”. Como se vê, falava sério. Em nota, o deputado Sérgio Guerra, presidente do PSDB, disse que Dilma deveria “se desculpar” pelo veto.

 http://brunoaraujo.com.br/dilma-se-apropria-na-teve-de-proposta-do-psdb/

sexta-feira, 8 de março de 2013

o blog utimas noticias de bom conselho-pe deseja a todas as mulhures do brasil um otimo dia internacional da mulher!


História do Dia Internacional da Mulher

dia internacional da mulherHistória do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
 
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

quinta-feira, 7 de março de 2013

Secretaria de Educação prorroga prazo de inscrição para seleção de professores e coordenadores de Cases

A Secretaria Estadual de Educação prorrogou, até a próxima sexta-feira (08), o prazo de inscrições para os interessados em concorrer às vagas para professores e coordenadores nas unidades socioeducativas do Recife, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. São disponibilizadas 84 oportunidades através de seleção pública simplificada.

Os interessados devem se inscrever nas sedes das Gerências Regionais de Educação (GREs) do Case pretendido. Apenas os professores efetivos do quadro poderão se candidatar. Será preciso preencher o formulário de inscrição constante no edital de seleção, marcando a função desejada. 

Para professores, são disponibilizadas vagas nas disciplinas de matemática, português, história, geografia, biologia, pedagogia, artes e educação física. Tanto professores quanto coordenadores pedagógicos receberão uma gratificação no valor de R$ 2.032 sobre o salário base pelo exercício profissional em unidade socioeducativa.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Homem é morto a tiros no Vasco da Gama

Um homem foi morto a tiros no Vasco da Gama, nesta quarta-feira (06). O ajudante de pedreiro Anderson Roberto Medeiros da Silva, 19 anos,  foi assassinado em frente a uma garagem na Rua Dois de fevereiro. Segundo a polícia, a vítima cumpriu pena por homicídio e estava respondendo em liberdade desde agosto do ano passado.

A polícia informou ainda que quando a vítima era menor, foi apreendida por porte ilegal de arma.

Patrimônio histórico e moradores abandonados em Jaboatão

Rua onde fica localizada a Igreja do Loreto é cheia de alagamentos, lixo espalhado e dificuldades para fiéis e moradores. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press
Rua onde fica localizada a Igreja do Loreto é cheia de alagamentos, lixo espalhado e dificuldades para fiéis e moradores. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press
Uma obra inacabada de drenagem e pavimentação na rua Nossa Senhora do Loreto vem deixando os moradores do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, ilhados nos períodos de chuva. A obra começou em agosto de 2012 e tinha um prazo de 120 dias para ser concluída. No entanto, os dois quilômetros de extensão da via ainda não estão pavimentados e as canaletas ainda estão abertas, dificultando a passagem dos pedestres.

Na mesma via está localizada a Igreja do Loreto, tombada em nível estadual pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em 1992. O acesso ao patrimônio histórico é precário e ao seu redor acumulam-se lixo, capim e lama pela falta de calçamento nas transversais à igreja. Através de denúncia no Cidadão Repórter, fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, a população pede que as obras sejam finalizadas.

Para ter acesso às residências ou à Igreja do Loreto, é preciso atravessar uma passagem improvisada feita de madeira ou placas cimento. Com as canaletas abertas, pedestres ficam sem calçada e os moradores criam alternativas para chegar em casa e evitar que ela seja invadida pela água do canal. “Eu tive que fazer essa 'engenharia' aqui na frente para a água não entrar. O período mais crítico de chuva já está começando e preciso prevenir”, conta um morador que preferiu não se identificar mostrando um muro que fez em frente ao portão de sua casa.

As ruas laterais à Igreja não são pavimentadas e cercam o patrimônio histórico de lama. Intensificando os problemas causados pela falta de pavimentação das ruas, moradores despejam lixo no muro das laterais da igreja ignorando a placa de proibição. “Colocamos essa placa para impedir que joguem lixo, mas parece que as pessoas leem 'coloque o lixo aqui', porque não respeitam. E faz tempo que começaram essa obra, mas não terminaram. Esse canal sempre transborda e a água invade a rua”, conta o morador Gabriel Miranda, 16 anos.

Dentro da área de proteção do patrimônio podem ser vistos alagamentos ao entorno da igreja, dificultando a passagem dos fiés. De acordo com a legislação estadual de tombamento, artigo 8°, inciso IV, cabe à Fundarpe verificar periodicamente o estado dos bens tombados e fiscalizar as obras e serviços de conservação dos mesmos. No entanto, a última visita foi feita em 2011. Informado sobre a situação atual da localidade da Igreja do Loreto, o técnico de preservação e tombamento, Roberto Carneiro informou que irá realizar uma visita nesta quarta-feira (6). “Deve ser feito primeiramente um relatório sobre as condições da Igreja para que depois seja feita alguma intervenção”, afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaboatão, as obras já foram retomadas nesta semana e tem seu término programado para o fim do primeiro semestre desde ano. Foi informado ainda que será organizado um mutirão de limpeza urbana na rua.

Hugo Chávez, o líder revolucionário que perdeu a batalha contra o câncer


Chávez governou a Venezuela por quase 13 anos. Foto: Presidência/AFP Photo
Chávez governou a Venezuela por quase 13 anos. Foto: Presidência/AFP Photo
Hugo Chávez, o tenente-coronel reformado que governou a Venezuela por quase 13 anos projetando uma imagem de invencibilidade no comando de sua revolução bolivariana, não conseguiu vencer a batalha contra o câncer e morreu nesta terça-feira aos 58 anos.

Líder inconteste desde que chegou à Presidência da Venezuela em 1999 e influente ator na região, Chávez morreu antes de tomar posse, prevista para 10 de janeiro após a sua terceira reeleição consecutiva na eleição presidencial de outubro de 2012.

O presidente sempre confiou em sua recuperação e tinha como objetivo governar a Venezuela até 2030 para continuar aprofundando o que batizou como "socialismo do século XXI" neste país com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Com um grande domínio dos meios de comunicação e uma energia transbordante, Chávez se tornou onipresente na vida dos venezuelanos. Seduzia com seu carisma e desafiava constantemente seus opositores, que apenas em poucas ocasiões conseguiram derrotá-lo nas urnas.

O presidente começou a gerar sua revolução em 1982, quando, em um encontro privado com um grupo de companheiros de armas, jurou "não descansar até ver rompidas as correntes que oprimem o povo pela vontade dos poderosos".
 
Em 4 de fevereiro de 1992, liderou um fracassado golpe de Estado contra o então presidente Carlos Andrés Pérez, que o colocou na prisão, mas também o transformou num personagem popular para todos os venezuelanos, cansados de um sistema político com dois grandes partidos desgastados.

"Companheiros: lamentavelmente, por ora, os objetivos a que nos propomos não foram obtidos nesta cidade capital", declarou naquele dia à televisão o jovem Chávez, convocando seus camaradas a depor das armas, mas deixando entrever, ao mesmo tempo, uma promessa de mudança que marcou muitos venezuelanos.

Em 1994, ele se aposentou e saiu da prisão graças ao então presidente Rafael Caldera. Quatro anos depois, venceu suas primeiras eleições.

Alheio aos que o chamavam de déspota, tirano ou populista, Chávez se considerou protagonista de uma segunda independência da Venezuela e reviveu o culto ao libertador Simón Bolívar, com quem se identificou.

Além do ideário bolivariano, Chávez abraçou os ensinamentos de seu mentor, o líder comunista cubano Fidel Castro, o que não o impediu de proclamar sua fé em Jesus Cristo, o "primeiro socialista da história", segundo ele.

Esta ideologia eclética se traduziu na questão econômica em uma reestatização das indústrias básicas, em um controle majoritário por parte do Estado da exploração petroleira em empresas mistas, em reforma agrária estatal e experimentos frustrados de cooperativas e autogestão.

Na política, fundou o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), cujos quadros foram formados em Cuba, ideologizou as Forças Armadas e criou as milícias.
Hugo Chávez antes de sua graduação na academia militar em Caracas, 5 de julho, 1975. Foto: AFP Photo
Hugo Chávez antes de sua graduação na academia militar em Caracas, 5 de julho, 1975. Foto: AFP Photo
Seu discurso radical, frequentemente excludente, provocador e rude, não deixava ninguém indiferente e fomentou uma polarização da sociedade venezuelana, hoje literalmente dividida em dois.

Como corolário de gigantescas manifestações contra ele, Chávez foi deposto durante algumas horas por um golpe da cúpula militar em 2002, e devolvido ao poder por militares leais e multidões entusiasmadas.

No ano seguinte, sofreu uma extensa greve petroleira que atingiu as finanças do país.

Implacável com seus opositores, decidiu então que quem não estava com ele estava contra ele, e retomou de Fidel Castro as bandeiras de inimigo obstinado dos Estados Unidos.

No entanto, foi suficientemente pragmático para manter seu calendário de eleições e referendos e para seguir enviando um milhão de barris diários de petróleo aos Estados Unidos.

Chávez governou de forma pouco convencional, misturando seu olfato político e o ensino militar, delegando poderes apenas a um pequeno grupo de colaboradores, do qual talvez saia seu herdeiro político.

Seu chanceler e vice-presidente, Nicolás Maduro, foi apontado como seu sucessor.

Definido por Chávez como "um revolucionário por completo, um homem com muita experiência, apesar de sua juventude", Maduro foi designado pelo líder venezuelano para sucedê-lo em 9 de dezembro de 2012.

Não será uma tarefa difícil substituir Chávez, que quase 13 anos após ser eleito presidente mantinha uma popularidade alta.

Ao morrer, Chávez concentrava um grande poder em suas mãos. Era presidente, comandante-em-chefe das Forças Armadas e presidente do PSUV. Além disso, seus partidários controlam a maioria parlamentar e ostentam uma maioria no Supremo Tribunal de Justiça.

Para além das fronteiras, o presidente venezuelano é o componente mais radical e irreverente de um grupo de governos de esquerda latino-americanos que chegaram ao poder nos últimos anos. Selou uma aliança estratégica com Cuba, com quem aprofundou a integração econômica e política, e chegou a considerar a ideia de unir ambos os países em uma federação, enterrada por sua derrota na tentativa de realizar uma reforma constitucional em 2007.

Após o golpe de 2002, Fidel Castro forneceu milhares de médicos, agrônomos, assessores militares e militantes a Chávez para montar as chamadas "missões" sociais que lhe permitiram se agarrar ao poder. Este, por sua vez, se tornou o salvador de uma Cuba frágil após a queda da União Soviética, com o fornecimento de petróleo e ajuda econômica. Fidel também supervisionou o tratamento médico de Chávez em Cuba.

Forte com seus petrodólares, Chávez criou iniciativas regionais como o grupo de integração econômica e coordenação política Aliança Bolivariana das Américas (ALBA), integrada por Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua e ilhas caribenhas anglófonas, assim como o Petrocaribe, de subsídios petroleiros.

Chávez após encontro com o ministro russo Segei Lavrov em Caracas, em 2011. Foto: Juan Barreto/AFP Photo
Chávez após encontro com o ministro russo Segei Lavrov em Caracas, em 2011. Foto: Juan Barreto/AFP Photo
Foi impulsionador de organismos de integração como a União Sul-Americana e teceu alianças com países como Rússia, China, Irã e a Líbia de Muamar Kadhafi.

"Ao longo de minha vida cometi o erro fundamental de descuidar da saúde", admitiu no fim de junho de 2012, quando informou em Havana que sofria de câncer.

Filho de dois professores de educação primária e criado por sua avó materna, Chávez cresceu na localidade de Sabaneta, estado de Barinas (sudoeste), e foi criado por sua avó paterna. Casou-se e se divorciou duas vezes, e teve quatro filhos, duas mulheres e um homem do primeiro casamento e uma menina do segundo.