Mateus, um dos discípulos de Jesus e autor de um evangelho, natural de Carfarnaum, era o cobrador de impostos chamado por Jesus, que, levantando-se de sua banca, segui-o de perto (Lc 5,27).
O evangelho que escreveu mostra-nos que a Igreja fundada sobre a fé dos apóstolos, a justiça do Reino que é amor e misericórdia.
Falou-nos também do cumprimento da Antiga Aliança. Página muito bela é a das Bem-aventuranças e a do juízo de Deus sobre a humanidade.
Também não se conhecem versões conclusivas sobre sua morte, embora fontes menos críveis, referenciam narrações dos sofrimentos e do seu martírio, apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas para Paestum.
Depois, essas relíquias foram levadas para a cidade italiana de Salerno (1080), onde até hoje se encontram e sejam consideradas pelos mais crentes como verdadeiramente do santo.
Apóstolo e evangelista, pela tradição ele pregou pela Judéia, Etiópia e Pérsia e a igreja romana celebra sua festa em 21 de setembro, e a grega em 16 de novembro e seu símbolo como evangelista é o anjo.
Com toda a Igreja bendizemos a Deus pela vida de São Mateus.
São Mateus, rogai por nós.
Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Nenhum comentário:
Postar um comentário