Rio de Janeiro, 5 de out (EFE) - A 13ª edição do Festival do Rio 2011 traz a partir desta quinta-feira 18 mostras e 350 produções nacionais e internacionais, dentre as quais se destacam três longas brasileiros já exibidos em eventos estrangeiros, filmes de Pedro Almodóvar, Gus van Sant, Martin Scorsese e Cameron Crowe.
"O Abismo Prateado", de Karim Ainouz, que já passou por Cannes e Toronto, "Girimunho" e "Histórias que Só Existem Quando Lembradas", exibidos em Veneza, no festival canadense e em San Sebástian (Espanha), são três dos títulos brasileiros já confirmados na programação oficial do ano.
A adaptação para o cinema do romance de Jorge Amado, "Capitães de Areia", dirigido por sua neta Cecília Amado, e "O Palhaço", de Selton Mello, marcam presença na categoria "Hors Concours" da Première Brasil.
O cineasta paulistano Eduardo Coutinho quis saber "por que as pessoas cantam?" e entrevistou 42 pessoas de todas as classes sociais no centro do Rio de Janeiro que relataram suas histórias e casos relacionados a uma determinada música. Essa pluralidade pode ser comprovada no documentário "Canções", que faz parte da categoria Competição Longas Documentários.
Na Grande Gala de Abertura será apresentado o tão aguardado "A Pele que Habito", o novo filme de Pedro Almodóvar que marca a volta de seu ator-fetiche Antonio Banderas ao seu imprevisível universo. O ator espanhol vive um cirurgião plástico obcecado com a ideia de criar uma pele resistente, após perder sua esposa em um acidente.
"Inquietos", longa em que o estreante Henry Hopper (filho do ator Dennis Hopper) e a atriz Mia Wasikowska, conhecida por ser a "Alice no País das Maravilhas", de Tim Burton, vivem uma história de amor, enquanto a jovem enfrenta o câncer, é a obra mais recente do cineasta americano Gus van Sant, conhecido por apadrinhar novos talentos.
Os documentários musicais "Living in the Material World", sobre o ex-Beatle George Harrison, assinado por Martin Scorsese e "Pearl Jam Twenty", sobre a banda grunge do vocalista Eddie Vedder, realizado por Cameron Crowe ("Quase Famosos") se destacam na categoria Midnight Música.
A mostra, que acontece de 6 e 18 de outubro, exibirá "Raul - O Início, o Fim e o Meio", de Walter Carvalho, na Grande Gala de Encerramento. Este documentário explora a trajetória do cantor Raul Seixas e conta com depoimento de familiares, esposas, filhas, amigos e do escritor Paulo Coelho, entre outras participações.
A novidade desta edição do Festival do Rio é que o Cine Carioca, que fica dentro da UPP do Complexo do Alemão, vai fazer parte do circuito, além do projeto de tenda de cinema - Cine Tela (será montada em Realengo) - que se junta ao já tradicional Cinema Livre, que ocupa praças e locais em diversas comunidades com projeções públicas gratuitas.
O Rio de Janeiro é atualmente a capital brasileira que mais investe na indústria cinematográfica. Em 2009 e 2010, a Prefeitura destinou R$ 37,5 milhões em 75 projetos de empresas cariocas e até o fim de 2011 serão cerca de R$ 20 milhões para mais de 95 propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário