Com isso, já são seis urgências odontológicas na rede estadual, sendo as duas dos Regionais e outras quatro em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Curado, Olinda, Paulista e Engenho Velho. Juntas, elas podem fazer até 9 mil atendimentos mensalmente.
Os serviços de odontologia garantem à população tratamento das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Vale ressaltar que os casos de rotina devem ser tratados na Atenção Primária (Equipes de Saúde da Família), já que as UPAs e os Regionais ficam responsáveis pelos casos de maior gravidade.
“Essa inauguração faz parte de uma política do Governo de ampliar os serviços de saúde no Interior. Até o segundo semestre, todas as Regionais de Saúde terão urgências odontológicas funcionando normalmente”, diz o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
URGÊNCIA – O atendimento dos pacientes será feito de acordo com a classificação de risco. Por plantão, um cirurgião dentista estará disponível para atender a população. Os casos de rotina (não de urgência) devem ser tratados em postos de saúde ou com as equipes de Saúde da Família. Para manter o serviço, serão investidos R$ 60 mil mensais.
Até o segundo semestre de 2012, os serviços odontológicos estarão implantados nos Regionais de Serra Talhada, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, e na UPA de Especialidades de Petrolina (com previsão de inauguração no segundo semestre de 2012). A previsão é concluir a expansão em agosto de 2012. Com as urgências (UPAs e Regionais), a SES investirá, anualmente, R$ 7,9 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário