Verba federal será repassada mediante plano de contingência das cidades.
Prazo para apresentar plano vai até o dia 15 de dezembro.
Um total de R$ 5,3 milhões será repassado aos municípios de Pernambuco para financiar o combate à dengue. A verba é do Ministério da Saúde e, para ter acesso a ela, os gestores precisam apresentar, até o dia 15 de dezembro, um plano de contingência contra a doença. O valor total a ser gasto no país chega a R$ 90 milhões – a medida foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Entre as metas deve estar o número de agentes de controle responsáveis pelas visitas domiciliares, o levantamento de infestação das larvas do mosquito (LIRA), adoção de mecanismos para a melhoria do trabalho de campo, adequação da rede primária para atender os casos em sua área de atuação e notificação dos casos graves suspeitos.
Em todo o Brasil, 989 municípios devem ser contemplados. As ações precisam ser aprovadas pela comissão que reúne representantes do estado e dos municípios. Atualmente há 90 mil agentes de vigilância em saúde atuando no país.
Secretarias de saúde estaduais e municipais devem prestar apoio técnico para execução do plano. Os planos de contingência e termos de compromisso serão analisados pelo Ministério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário