BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Poluição no rio Capibaribe prejudica pescaria de sururu


Materiais que demoram séculos para se decompor se agarram ao animal, que não consegue se desenvolver por falta de nutrientes na água; pescadores e donos de restaurantes sofrem com a escassez


O rio Capibaribe é um cartão postal do Recife e fonte de sustento de centenas de famílias da capital pernambucana. Mas a falta de educação da população tem deixado as suas águas sujas, prejudicando a beleza e a biodiversidade que há no lugar. Um animal, em especial, tem sofrido com essa poluição: o sururu.

E não é só ele que sofre. Grande parte da população é afetada. A morte desse molusco significa redes vazias e, consequentemente, menos sururu nos pratos. "A gente tira 8 ou 9 kg, no máximo. E do jeito que eles já estão ficando mortos, perdendo peso, só sai 7 ou 7,5 kg”, conta o pescador José Marcos de Carvalho. "O quilo custa R$ 4, é muito pouco."

Laércio Lourenço de Santana tem 56 anos e 48 dedicados à pescaria. Ele conta que costumava pescar de 25 a 30 kg de sururu, há 10 anos. Hoje, pescar está dando prejuízo. “Pegamos de 13 a 14 kg agora. Porque não rende”, diz.

Quanto mais as cidades cortadas pelo Capibaribe crescem, menor a produção dos pescadores. Um reflexo da falta de estrutura desses locais e da má educação dos moradores que transformaram o rio num caminho de lixo e esgoto.

Quando a maré baixa uma das causas do problema fica evidente. Por onde só deveria escorrer água da chuva, mesmo em dia de sol a tubulação não fica vazia. A água suja e contaminada é jogada sem disfarce. O lixo forma uma camada na areia. Materiais que demoram séculos para se decompor se agarram ao sururu.

Aqueles que sobrevivem à poluição, mal conseguem alimento para crescer e se reproduzir. O resultado é que a pesca está ameaçada. “Como ele filtra os nutrientes da água, tudo que está ali vai passar pelo organismo dele. Então vem bactérias e outros poluentes do esgoto doméstico”, afirma o engenheiro de pesca do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Iru Guimarães (foto 5).

Com a queda na renda, muitos pescadores tiveram que se adaptar à crise. Alguns aproveitam o lixo para ganhar dinheiro. A exemplo do pescador Valter da Silva que encontrou uma cadeira dentro do rio e resolveu levar para a reciclagem. Outros objetos, como sofá e fogão, também são encontrados na água.

O vice-presidente da Associação dos Pescadores, Edvaldo Martins, conta o alerta já foi feito há três anos, para a Secretaria da pesca, que hoje é ministério. “Tentamos solicitar um período de defeso para essas pessoas, para que elas possam complementar a renda, seja com cesta básica ou salário mínimo. E, de repente, um incentivo do Governo do Estado na questão”, diz.

O defeso visa aumentar a reprodução de peixes, no caso do molusco. Para isso, há a proibição da pesca por um tempo e, nesse período em que o pescador ficar parado, ele recebe uma ajuda de custo do Governo Federal. Mas, de acordo com o Ministério da Pesca e Agricultura, o defeso só é adotado como última alternativa, depois de estudo sobre o esforço dessa pescaria. No caso do sururu, ainda não há um estudo concluído.

Os donos e clientes de restaurantes que vendem o molusco sentem o peso no bolso. Com a escassez, o preço do sururu aumentou em 50%, de acordo com o gerente Emerson Sena. “A gente tem que passar isso para o cliente. De dois anos para cá é que teve a falta de sururu. Antigamente, todo dia tinha sururu na porta para gente comprar. Hoje em dia, a gente tem que fazer encomenda”, conta.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Hélio Gurgel (foto 6), dez pontos do rio são monitorados e os responsáveis pela infração são multados. A CPRH é o órgão responsável pela fiscalização, monitoramento e punição.

“O resultado dos últimos monitoramentos mostrou que o rio está entre poluído e muito poluído. A CPRH age na fiscalização, no monitoramento e na punição do infrator. Mas quando chegamos, aquilo já foi feito. Isso é uma questão de educação ambiental, que nós já estamos trabalhando, tentando mudar essa realidade, ao lado de ações efetivas do Governo”, diz.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais (foto 7), cerca de duas toneladas de lixo são retiradas do rio diariamente. “Infelizmente, a população utiliza o rio como depósito de lixo, mas o rio é vida e garante a sobrevivência de muita gente. Então é importante que a gente faça um projeto, não só para limpar, mas para requalificar toda a bacia”, diz.

O projeto Capibaribe Melhor surge exatamente com esse objetivo: limpar e restaurar o rio mais importante do Recife. “Todos os canais que despejam suas águas no Capibaribe serão requalificados, serão construídos parques lineares e as moradias que se encontram nas áreas ribeirinhas serão regularizadas”, diz o secretário.

Além disso, o projeto pretende realizar campanhas de educação ambiental, para conscientizar a população pernambucana que não se deve jogar lixo em rios, canais e no mar. “Essas águas são importantes. É vida, saúde e, inclusive, gera trabalho e renda para muita gente”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário