BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

quarta-feira, 6 de março de 2013

Patrimônio histórico e moradores abandonados em Jaboatão

Rua onde fica localizada a Igreja do Loreto é cheia de alagamentos, lixo espalhado e dificuldades para fiéis e moradores. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press
Rua onde fica localizada a Igreja do Loreto é cheia de alagamentos, lixo espalhado e dificuldades para fiéis e moradores. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press
Uma obra inacabada de drenagem e pavimentação na rua Nossa Senhora do Loreto vem deixando os moradores do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, ilhados nos períodos de chuva. A obra começou em agosto de 2012 e tinha um prazo de 120 dias para ser concluída. No entanto, os dois quilômetros de extensão da via ainda não estão pavimentados e as canaletas ainda estão abertas, dificultando a passagem dos pedestres.

Na mesma via está localizada a Igreja do Loreto, tombada em nível estadual pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em 1992. O acesso ao patrimônio histórico é precário e ao seu redor acumulam-se lixo, capim e lama pela falta de calçamento nas transversais à igreja. Através de denúncia no Cidadão Repórter, fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, a população pede que as obras sejam finalizadas.

Para ter acesso às residências ou à Igreja do Loreto, é preciso atravessar uma passagem improvisada feita de madeira ou placas cimento. Com as canaletas abertas, pedestres ficam sem calçada e os moradores criam alternativas para chegar em casa e evitar que ela seja invadida pela água do canal. “Eu tive que fazer essa 'engenharia' aqui na frente para a água não entrar. O período mais crítico de chuva já está começando e preciso prevenir”, conta um morador que preferiu não se identificar mostrando um muro que fez em frente ao portão de sua casa.

As ruas laterais à Igreja não são pavimentadas e cercam o patrimônio histórico de lama. Intensificando os problemas causados pela falta de pavimentação das ruas, moradores despejam lixo no muro das laterais da igreja ignorando a placa de proibição. “Colocamos essa placa para impedir que joguem lixo, mas parece que as pessoas leem 'coloque o lixo aqui', porque não respeitam. E faz tempo que começaram essa obra, mas não terminaram. Esse canal sempre transborda e a água invade a rua”, conta o morador Gabriel Miranda, 16 anos.

Dentro da área de proteção do patrimônio podem ser vistos alagamentos ao entorno da igreja, dificultando a passagem dos fiés. De acordo com a legislação estadual de tombamento, artigo 8°, inciso IV, cabe à Fundarpe verificar periodicamente o estado dos bens tombados e fiscalizar as obras e serviços de conservação dos mesmos. No entanto, a última visita foi feita em 2011. Informado sobre a situação atual da localidade da Igreja do Loreto, o técnico de preservação e tombamento, Roberto Carneiro informou que irá realizar uma visita nesta quarta-feira (6). “Deve ser feito primeiramente um relatório sobre as condições da Igreja para que depois seja feita alguma intervenção”, afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaboatão, as obras já foram retomadas nesta semana e tem seu término programado para o fim do primeiro semestre desde ano. Foi informado ainda que será organizado um mutirão de limpeza urbana na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário