BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cultura Nordestina

   
   A cultura nordestina é bastante diversificada, os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado porem a riqueza cultural dessa região é visível para além de suas manifestações folclóricas e populares e é do nosso nordeste que veio o grande precursor do baião, Luiz Gonzaga.

Festas Populares

   Caracterizado como um povo feliz algumas das festas populares nordestinas são:

   • São João é sem dúvida o festejo mais comum na região, composto por ritmos tais como o baião, xote, xaxado e coco que fazem parte do chamado forró, há também apresentações de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, além de muita alegria. O São João consiste ainda numa homenagem a três santos católicos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e ocorrem principalmente nas cidades de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE).





   • Carnaval é o evento popular mais famoso do nordeste, pois atrai milhares de turistas encantados pela riqueza musical e alegria dos foliões. O carnaval ocorre especialmente em Salvador com apresentações de cantores famosos em trios elétricos, Recife com blocos carnavalescos que passam pelas ruas ao som do frevo e do maracatu em especial o Galo da Madrugada maior bloco carnavalesco do mundo e Olinda com o desfile dos bonecos gigantes.                                


   • Coco é um estilo de dança muito praticado nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Uma expressão do desabafo da alma popular, da gente mais sofrida do Nordeste brasileiro é uma dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de pares, que vão ao centro e desenvolvem movimentos ritmados.


   • Lavagem do Bonfim é uma das maiores festas religiosas populares da Bahia. É realizada numa quinta-feira do mês de janeiro aonde milhares de romeiros chegam ao Santuário do Senhor do Bonfim, considerado como o Oxalá africano e lavam as escadarias da igreja com água e flores.


Artesanato

   O artesanato é também uma parte relevante da produção cultural do Nordeste devido à variedade regional de tradições, é difícil caracterizar todos, mas entre eles destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes; os produtos feitos em argila, madeira e couro, com traços bastante particulares. Outro destaque são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigo produzido para venda a turistas. Ainda destacam-se artefatos feitos da fibra do buriti e produtos do babaçu.


Literatura

   Na literatura pode-se citar a literatura popular de cordel que remonta o período colonial e numerosas manifestações artísticas de origem popular que se manifestam oralmente, tais como os cantadores de repentes e de embolada. Na literatura nordestina vem destacando-se nomes como João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Rachel de Queiroz dentre muitos outros.


Culinária

   A culinária do Nordeste é bem diversificada e destaca-se pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Os pratos típicos são: carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, tapioca, peixes, frutos do mar e principalmente comidas feitas de milho. As frutas também são comuns, como por exemplo: manga, araçá, graviola, ciriguela, umbu, buriti, cajá e macaúba.


Variedade Linguística
            A variedade linguistica da região nordeste é bastante peculiar e conta com um sutaque forte. Alguns exemplos dessa variedade está presente na música ABC do Sertão do grande Luiz Gonzaga e no Poema o Poeta da Roça do Patativa do Assaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário