BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Doze maracatus se reúnem na Praça do Arsenal

Maracatu A Cabra Alada também participou do encontro. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press


Maracatu A Cabra Alada também participou do encontro. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Recife Antigo recebeu na noite deste domingo (3) o encontro de 12 nações de maracatus, que desfilaram pela Avenida Rio Branco e pela Rua da Guia e se apresentaram no palco da Praça do Arsenal.

Entre os cortejos participantes estiveram Nação de Luanda, Nação Tigre, Maracatu Elefante, Encanto do Dendê, A Cabra Alada e Almirante do Forte. A festa serve como ensaio para a Noite dos Tambores Silenciosos, à meia-noite da segunda-feira de Carnaval, tradição de louvor à Virgem do Rosário - padroeira nos negros - que ocorre no Pátio do Terço.

Os grupos chamaram a atenção do público dos bares da região, convidando o público a se levantar e seguir os passistas. Porém, também sofreram concorrência dos sons particulares, que tocavam frevo em alto volume, apesar de fiscais da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) circulando nas proximidades. No percurso, havia bastante policiamento, além de agentes de trânsito da CTTU bloqueando ruas laterais à Avenida Rio Branco.

Eduardo e Jaqueline Rodrigues levaram a filha Eduarda, 2 anos, para assistir pela segunda vez o desfile dos maracatus. "Estamos apresentando a cultura pernambucana a ela", explicou Jaqueline. A segurança é um dos pontos que os levaram a escolher o Recife Antigo como opção principal de folia. "Sempre viemos aproveitar. É bastante tranquilo" disse Eduardo.

O professor Hamilton Lima destacou o aspecto multicultural do Carnaval do Recife, palavra que vem sendo evitada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) por ser referência às gestões anteriores do Partido dos Trabalhadores. Hamilton foi curtir os batuques com a esposa e de cunhados. "Semana pré-Carnaval tem menos gente, dá para aproveitar mais", opinou. Ainda assim, não deixou de acompanhar a Corrida dos Bonecos Gigantes na tarde deste sábado (2).

Nesta segunda-feira (4), será a vez de Olinda receber as nações de maracatu, com oito grupos. A concentração será nos Quatro Cantos, Cidade Alta, e a chegada no Largo do Rosário dos Homens Pretos, também no Sítio Histórico. O destaque será para o Leão Dourado, agremiação que comemora 150 anos em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário