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quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SES aperfeiçoa sistema que monitora acidentes de transporte terrestre

Ficha de notificação ganha novos campos e banco de dados passa a ser online


O Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (SINATT), uma estratégia da Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde 2010, para compilar informações geradas pelas 21 unidades de saúde sentinelas existentes no Estado passa, a partir desta quinta-feira (01/08), a funcionar de modo online. Com a inovação, os registros ficam disponíveis em tempo real e podem ser acessados simultaneamente pela SES e Gerências Regionais de Saúde (Geres).
A ficha de notificação individual, preenchida por profissionais de saúde, quando atendem vítimas de acidente de transporte terrestre, e que reúne informações como identificação da vítima, dados e natureza do acidente, também passou por reformulações, deixando o documento ainda mais detalhado com a inserção de novos campos. A ficha já possui item que aponta fatores relacionados ao acidente como excesso de velocidade, sono, uso de capacete, cinto de segurança, se possui habilitação, uso de celular, bebida alcoólica, entre outros itens.
As informações sobre os acidentes de transportes terrestres (ATT) e suas vítimas são geradas por 18 hospitais (capital e regionais) e três UPA’s. “O objetivo principal do sistema é prevenir os acidentes de transporte terrestre, na medida em que se conhece o perfil das vítimas e dos acidentes, dando subsídios ao planejamento de ações intersetoriais e contribuindo com a adequação e qualificação da rede de atenção integral a estas vítimas. Com essas mudanças pretendemos qualificar e dar agilidade ao fluxo da informação, eliminado a etapa de transferência do banco de dados consolidado”, comenta a diretoria-geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde da SES, Luciana Albuquerque.
Desde o dia 23 de julho, todas as equipes envolvidas com o Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre estão sendo capacitadas. A conclusão será no dia 6 de agosto. “A atualização do sistema foi precedida por revisão da ficha de notificação, realizada por meio de oficinas e consultas técnicas que envolveram a participação da equipe de epidemiologia da SES e outros órgãos como Detran, Cetran, Ministério da Saúde, além dos municípios de Recife, Campinas e Curitiba. Um estudo piloto realizado nas unidades sentinelas do Hospital da Restauração, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas também contribuíram com a validação da ficha e do sistema”, avalia a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção à Saúde da SES, Marcela Abath.
A produção de informações sobre os acidentes de transporte terrestre tem contribuído com o embasamento tanto das ações do CEPAM, quanto da Lei Seca instituída em Pernambuco no final de 2011. Apesar da diversidade de fatores envolvidos na ocorrência desses acidentes, a redução da morbimortalidade e de suas consequências é possível por meio de medidas preventivas e de promoção à saúde, trabalhando-se na perspectiva da multicausalidade e da proposição de ações intersetoriais.

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