BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pai Gay, Rosado, Menudo e Palhaço Chapuleta concorrem em PE

Apelidos e fantasias são usados no horário eleitoral da TV.

São 873 candidatos e 39 vagas em Recife; em Caruaru, há 306 nomes.

Candidatos a vereador em PE (Foto: Reprodução) 
Candidatos a vereador em PE (Foto: Reprodução)
Jingle que remete a hit da novela das oito, apelidos com nomes de animais e fantasias são algumas das estratégias usadas durante o horário eleitoral pelos 873 candidatos a vereador em disputa pelas 39 cadeiras na Câmara Municipal do Recife.

“Dona Zefinha, quer saber quem é seu vereador? É Pai Gay!”, diz José Alves (PV). Usando óculos escuros, um chapéu estampado, colares e vestimentas de um pai de santo, ele atende a um telefone fixo no meio do horário eleitoral, como se estivesse falando com a eleitora em questão.

Em cima de uma bicicleta rosa, um ciclista vestido em trajes pink, com óculos escuros e capacete da mesma cor aparece durante o espaço eleitoral na TV. "O Recife não aguenta mais tantos engarrafamentos. Você, ciclista ou não, que deseja uma cidade com mais mobilidade e segurança, para resolver a questão das ciclovias, vote Rosado [apelido de Isaac Heleno Bezerra]. Pedalando por um Recife melhor", diz o candidato do PMDB.

Usam apelidos para chamar a atenção dos eleitores Júnior Bocão (Inaldo Gerson Pereira Freire, do PSDB) e Ikeda, O Japa (PMN), cujo nome de nascença é Heloisio Perrier Ikeda, além de Rafa Gordo (PSD), o Rafael Farias dos Santos. Já José Ferreira (PSOL) se intitula o "Zé Ninguém".

Já o candidato Ivanildo Alves da Silva, o Morcego (PR), usa o slogan "Quer sossego? Vote Morcego!”. Quem também aparece com um apelido com nome de animal é Galego do Boi (PV).

O candidato Estefano Barbosa dos Santos usa como nome de urna Menudo (PSB), uma referência ao grupo musical que fez sucesso no Brasil durante os anos 80.

Durval Luz (PSDB) usa o hit “eu quero tchu, eu quero tcha”, da dupla João Lucas e Marcelo, sucesso na novela Avenida Brasil, para ser a base musical do seu jingle de campanha.

Já André Ferreira (PMDB) utiliza a base do hit do Olodum “I Miss Her” para sua música-tema.

A ex-BBB Pink (DEM) também se candidata pela segunda vez a vereadora na capital pernambucana.

Apelidos com as profissões ou locais de atividades também são comuns no horário eleitoral do Recife. Silvana do Táxi concorre pelo PRP e Boby do Táxi pelo PR. Além deles, há Sidney Design (PMN), Ana da Ótica (PRP) e Fátima da Lojinha (PSB).

Também disputam uma vaga Cuscuz (DEM), Cláudio Cacau (PV), Suador (PMN), Garrincha (PMN), Lorena da Canjica (PTC) e Dona Fufu (PTC).

Tiririca do Agreste
Em Caruaru, maior cidade da zona Agreste de Pernambuco, são 306 candidatos a 23 vagas na Câmara Municipal, entre eles o Palhaço Chapuleta (PSC). Ele pega carona no deputado federal Tiririca (PR) e usa o bordão: "Palhaço por palhaço, vote Chapuleta!". "São Paulo é uma das maiores cidades do mundo. Fez Tiririca o deputado federal mais votado do mundo. Por que Caruaru não pode fazer Chapuleta o seu vereador? É Tiririca lá e Chapuleta cá!", afirma, no vídeo.

Já Canga do Gás (PSC) usa o slogan "Ou ganha ou arreganha". No município, disputam também a eleição Baixinho do Jeep (PSOL), Bruno Lambreta (PSD) e Mano do Som (PRTB).

Entenda a eleição para vereador
Votar para vereador significa escolher o próprio candidato ou votar na legenda. No final da eleição, todos esses votos serão somados para o partido. Se mais de um partido se une, formando uma coligação, esta também concentra os votos válidos, como se fosse um partido só. O que define quais partidos ou coligações têm direito de ocupar as vagas em disputa é o quociente eleitoral.

Esse número é obtido pela divisão do total de votos válidos apurados pelo número de vagas a serem preenchidas. Se o número não for inteiro, fica desprezada a fração igual ou menor do que meio. Se for superior, é equivalente a mais um.
Em seguida, é feito o cálculo do quociente partidário. Os votos válidos recebidos pelos partidos da coligação (nominais ou de legenda) são divididos pelo quociente eleitoral, resultando no número de cadeiras que a coligação pode ocupar. Os melhores colocados de cada partido ou coligação preenchem as vagas.
Por isso existe a figura do "puxador de votos", aquele que consegue acumular uma quantidade de votos tão grande que leva para cima o quociente eleitoral e acaba garantindo – além da dele – mais vagas para a coligação, nas quais entram candidatos que tiveram poucos votos.
Os "puxadores" normalmente são celebridades ou personalidades muito conhecidas, que os partidos e coligações lançam como candidatos na eleição proporcional para alavancar a votação e aumentar o quociente eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário