BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

sábado, 17 de novembro de 2012

Salgueiro ganha Central de Artesanato

Espaço fica na Academia da Cidade do município

Espaço comercializa produtos de artesãos de Salgueiro e de outros locais do Estado. / Divulgação

Espaço comercializa produtos de artesãos de Salgueiro e de outros locais do Estado.

Apontado como um dos municípios mais importantes do Sertão do Estado, Salgueiro – a 518 quilômetros do Recife, também é destaque em artesanato[/TEXTO]. Todos os anos grande parte da produção artesanal da cidade ganha espaço nos estantes da Feneart, feira do setor que ocorre anualmente no Centro de Convenções, em Olinda, e em outros eventos do País. Recentemente, os artesãos sertanejos conquistaram seu primeiro espaço de comercialização e divulgação do artesanato da terra e do restante do Estado. O local funciona na Academia da Cidade.

O espaço conta com cinco lojas que expõem produtos artesanais confeccionados por jovens e artistas da terceira idade ligados ou não aos programas sociais do município. São peças confeccionadas em madeira, papel machê, tecido, papel de café, fibra de pitombeira, caroá e couro. 
O visitante pode encontrar blusas, bolsas, objetos de decoração, utilidades domésticas, brinquedos entre outros produtos que recebem etiquetas contendo o nome do artista e o preço da peça. 
A Secretaria de Desenvolvimento Social do município, através do Projeto Mãos a Arte, identificou os artesãos que desenvolvem seus trabalhos em ateliês montados em suas residências. Desde o começo do ano, já foram cadastrados mais de 80 artistas. 
De acordo com a diretora de Renda e Cidadania da prefeitura, Neyde Bandeira, a parceria do Sebrae firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, resultou num levantamento das dificuldades encontradas na produção artesanal. “Daí nasceu uma ação coletiva que tem contribuído para fortalecer e estimular os grupos de artesãos a produzir com qualidade e fins comerciais”, ressaltou a diretora.
Um dos objetivos da intervenção foi promover formas de capacitação específicas para verificar as dificuldades apresentadas, como a formação de preço, qualidade final do produto e designes para criação de novos produtos. A meta mais direcionada ao grupo, segundo Neyde Bandeira, foi promover a comercialização dos produtos assinados pelos artesãos locais, prioritariamente os de baixa renda. “Focamos principalmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, através do apoio logístico para amostra e exposição dos produtos, possibilitando a geração de renda para essas famílias”, acrescentou.
Sem entender muito de costura, a artesã Maria Socorro Silva, conheceu o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) há quatro anos, quando participou de vários cursos, principalmente de customização, costura e serigrafia. Hoje é uma das expositoras no Centro de Artesanato que funciona de segunda a sexta-feira, em horário diferenciado, das 16h às 21h, na Academia da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário