BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

sábado, 25 de dezembro de 2010

FREI DIMAS – UMA REVOLUÇÃO CULTURAL


Diante de uma igreja conservadora de padres seculares, de uma educação religiosa voltada para as formas voltada para as formas tradicionais, surge um novo líder.
Chegado de Caruaru, Frei Dimas – José Marleno -, transformou Bom Conselho com os seus trabalhos religiosos, suas missas movimentadas e concorridas pelos jovens da cidade. Em todos os horários a igreja ficava lotada e entoava os mais modernos cânticos.
Foi uma grande revolução religiosa e cultural. O frade participava dos ritos eclesiásticos com o mesmo entusiasmo com que desenvolvia seu trabalho de professor do mais novo colégio da cidade – Escola Frei Caetano de Messina – tendo assumido tempos depois a direção do mesmo. A partir daí, Bom Conselho não foi mais o mesmo.
Sua contribuição a historia é inegavelmente de grande valia. Trabalhou com a juventude, proporcionando a cada um condições de se educar em uma democrática onde a arte era sua grande arma de conquista.
Neste período, precisamente em 1973, Bom Conselho participa do programa de televisão da rede Jornal do comercio, campeonato das cidades e frei Dimas unido ao povo sob o patrocínio do então prefeito Walmir Soares, produzem um show que vence a cidade de surubim com larga vantagem.
É uma grande conquista e um grande momento para a cidade das escolas,pois, a partir de sua chegada os jovens passaram a participar mais ativamente da vida sócio-cultural de nossa terra. Criou movimentos artísticos, que há muito não havia, deu impulso á banda Marcial da Escola F. Caetano de Messina, que sob sua regência transformou –se em cartão de visita, chegando a participar de concursos e encontros de bandas e outros eventos até hoje.
Irrequieto, frei Dimas promove expedições e escavações arqueológicas em nosso município e encontra diversas ossadas gigantes, de animais já extintos. Não pára e cria o instituto Marcelino Pão e Vinho, uma escola para atender ás crianças de pré – escolar. Não sendo muito feliz, mais tarde veio a encerrar suas atividades.
Percebendo a necessidade de atender aos adultos, consegue para Bom Conselho o curso madureza, atual supletivo, favorecendo a dezenas de adultos a realização dos estudos. Posteriormente conseguiu o 1º grau realizou em dois anos, que permaneceu por maior tempo e a Escola frei Caetano abrigou todo esse pessoal oferecendo uma chance que jamais tivera. Muitos deles prosseguiram os estudos chegando a fazer, mais tarde, curso superior, dentro de suas habilidades.
Muitas outras mudanças foram realizadas em nossa terra, enquanto sua permanência entre nós. Alguns de seus discípulos são hoje bons professores da escola frei Caetano e de outras escolas. Muitos outros partiram em busca de novos horizontes e hoje são pessoas de destaque na vida profissional e social.
Após vários anos de atividade em nossa cidade, a ordem Franciscanas, a que pertence,achou por bem transferir frei Dimas para outra cidade e até hoje os jovens procuram preservar os seus ideais plantados na terra do papacaça e na Escola estadual Frei Caetano de Messina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário