BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

sábado, 25 de dezembro de 2010

PADRE CARICIO...E UM SÓ REBANHO

Com o morte de padre Alfredo outros padres vieram de forma interina assumir a paróquia. No dia 31/11/65, chega a Bom Conselho padre Edgar Caricio de Gouveia, que foi pároco durante 19 anos. Saiu de Bom Conselho quando foi promovido a bispo e recebeu a diocese de Irecê /Ba, para trabalhar.
Em entrevista, Dr. Caricio fala sob sua estada, da seguinte forma:
- minha chegada a Bom Conselho foi marcada por uma grande adesão do povo. Teve muita compreensão, neste sentido, porque todos formaram um só rebanho em meu respeito. Eu respeitei religiosamente os princípios dos adversários políticos do Mons. Alfredo. Nunca procurei discutir com eles certas coisas, mas houve um profundo respeito a minha pessoa e portanto eu os respeitei muito. Achei que cada um tem o direito de pensar como quiser, embora respeitando os princípios dos outros. Nesta linha, eu procurei caminhar até o fim da minha passagem por essa paróquia e fui bem sucedido.
- A posição da igreja durante o tempo em que foi pároco foi de grande fidelidade aos princípios do catolicismo e ao papa. Seguindo sempre os caminhos tradicionais que a igreja apresentava, procurou formar um só rebanho em torno do único pastor,DEUS.
Se antes existia em Bom Conselho oposição declarada ao Pároco, com padre Caricia as forças políticas não se manifestaram claramente, havendo ocasiões de toda comunidade se mobilizar para a construção da Atual casa Paroquial e todos ficarem juntos de mãos dadas na mais perfeita unidade de pensamento. Todos colaboram, prestaram sua assistência, atingindo êxito as promoções realizadas a tal fim.
Dentro de seu trabalho pastoral, desempenhava com muito brio e decência. Procurou cumprir a agenda de seu antecessor, dando assistências aos seus paroquianos da melhor forma possível. Conservou as tradições religiosas da cidade. Apesar de reduzir o numero de figurantes da procissão de Senhor Morto, a mesma continuou tão bonita como antes.
Auxiliava as irmãs religiosas, com aulas de francês no colégio N. Sra. Do Bom Conselho, oferecendo ás alunas um aprendizado de boa qualidade do idioma estrangeiro.
Por ocasião da visita da imagem de N. Sra. Aparecida, o núncio apostólico do Brasil acompanhava a imagem chegando a Bom Conselho ficou muito satisfeito com o trabalho realizado pelo padre. Em reconhecimento, o promoveu a Monsenhor. Toda paróquia ficou feliz, manifestando – se com muitas palmas, durante alguns minutos.
Foi tão grande a identificação do padre caricio com a terra e seu povo que sua família, mãe e irmãs vieram morar em Bom Conselho e as que aqui faleceram foram sepultadas e não em Quipapá, sua terra natal.
O povo bonconselhense tem muita admiração e agradecimento ao padre Edgar Caricio e quando soube da sua promoção para bispo, entre lagrimas, lenços brancos e muitas mãos acenando, deram adeus ao bom Pastor que partia.
D. Caricio continua cidadão bonconselhense, pois aqui reside sua irmã, é aqui que vota e presta sua declaração de imposto de Renda.
Quando indagado sobre o seu trabalho material, se posicionou sempre com uma pequena reforma na igreja, uma pintura, etc., eu vi que era necessário e que foi feito com muita eficiência, como também se listou muito, a construção da casa paroquial. A casa que funcionava era muito pequena.
- Eu construí a casa a paroquial com muito sacrifício, mas com o apoio de todos. Por exemplo, fizemos um grande bingo com cinco carros. Todos colaboraram. Todos prestaram a assistência devida para o êxito daquele movimento em prol da igreja e da casa paroquial. Tudo foi feito com muita alegria e muita satisfação por todos
- Quando foi embora para a Bahia, deixou grandes amizades e sempre que se refere a Bom Conselho se tornou no meu tempo, grande família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário