BOM CONSELHO PE

Montagem criada Bloggif
SE VOCÊ QUE CRIAR SEU BLOG PARTICULAR,
AQUI NÓS FAZEMOS E DAMOS MANUTEÇÃO. CONTRÁTENOS PELO TELEFONE OU E-MAIL ABAIXO.

(087)8839-1465/9991-9711
aguiadouradafcm@bol.com.br
bandamarcialfreidimasbc@hotmail.com

ANUNCIE AQUI!

Montagem criada Bloggif

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Caravana percorre interior de PE para combater trabalho infantil

Estado possui cerca de 57 mil crianças em situação vulnerável.
Campanha vai passar por Salgueiro, Garanhuns e Goiana.


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Pernambuco, das 835.520 crianças, 56.878 estão em situação considerada vulnerável, ou seja, nas ruas e trabalhando. Para tentar acabar com esse problema, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil lança nesta quinta-feira (24) a "Caravana Nordeste Contra o Trabalho Infantil”.

A caravana é formada por entidades públicas e privadas. A primeira ação do projeto será uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife, nesta quinta. Na segunda-feira (28), a campanha chega a Salgueiro, no Sertão do estado; na terça (29), a Garanhuns, no Agreste; e na quarta (30), a Goiana, na Zona da Mata. A caravana em Pernambuco será finalizada com uma audiência junto ao governo do estado na próxima quinta (31), onde serão apresentados os resultados colhidos durante a semana.

“O objetivo é conscientizar, tanto a sociedade como o poder público, e mobilizar em prol do enfrentamento e erradicação do trabalho infantil. No interior, teremos seminários e, paralelamente, atividades com as crianças e adolescentes”, falou Paula Neves, auditora fiscal do trabalho e participante do fórum estadual. As palestras contarão com participação dos gestores de vários municípios e de representantes de órgãos como os conselhos tutelares das cidades.

A auditora contou ainda que o alto número de trabalhadores infantis se deve muito à falta de conhecimento sobre esse problema. “De uma forma ou de outra, [as pessoas] acabam consentindo. E também pela falta de políticas públicas em prol de crianças e adolescentes. A constituição delimita bem os limites etários para o trabalho. Até os 13 anos, não pode trabalhar de jeito nenhum”, falou. Paula Neves informou que, entre os 14 e 16 anos, as crianças só podem trabalhar como aprendizes; a partir dos 16 anos, podem trabalhar, desde que a atividade não seja noturna ou perigosa.

A caravana visa cobrar o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador de Pernambuco, aprovado no ano passado, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). A ação está acontecendo em toda a região Nordeste, sendo uma iniciativa do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário